quinta-feira, 30 de abril de 2009

Idéias e perseguição

O FATO produziu um vídeo sobre alguns dos mais conhecidos casos de veículos de comunicação e jornalistas que foram perseguidos por defender o que acreditam.


.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Influência na "paixão nacional"


O esporte hoje em dia está diretamente relacionado à imprensa. A maioria dos programas esportivos dão maior ênfase ao futebol do que aos outros esportes. Os jogos mais importantes são divulgados por grandes emissoras nos horários já estipulados. Decisões, erros, acertos e dúvidas de arbitragem são retiradas no “tira teima” da televisão.

A imprensa pode influenciar em vários ângulos como por exemplo no caso do atacante Neymar que parece ter se intimidado à frente das revelações. O meio campista do Santos, Paulo Henrique Lima afirmou, “Ele é craque, ele é gênio”; a imprensa o transformou em uma nova promessa, e assim, com tanta pressão, no jogo contra o Corinthians, o novato não se destacou como havia feito nos outros jogos e não marcou gols.

A imprensa não influencia apenas dentro dos gramados, lidera a arquibancada também. O Flamengo apareceu em uma pesquisa feita pela revista Lance em fevereiro de 2007 como o time com a maior torcida do mundo, seguido de 32,6 milhões de torcedores. Curiosamente, a maior parte dos torcedores está no Nordeste e não no Sudeste. Isso porque as rádios e canais de televisão mostram a programação esportiva do Rio de Janeiro, o que influencia a grande parte dos nordestinos e faz do time carioca ter tanta veneração.

Independente de atingir público ou jogadores, a mídia tem uma grande abrangência da massa em qualquer assunto, ainda mais quando se trata de futebol, que é de interesse nacional. O fato da televisão e da internet possuírem imagens que podem ser revistas a todo instante, a população pode perceber erros de arbitragem e ouvir comentários de jornalistas esportivos destacando certos detalhes e enfatizando, positivamente ou não, os lados.

Os fatos contagiam a todos. Comentaristas de rádios, jornais impressos e websites, televisão, divulgam detalhes sobre a carreira e a vida pessoal dos jogadores e técnicos, anunciando todas as novidades diariamente e mantendo a população informada dos assuntos “futebolísticos”. Por conta da superexposição, existe a pressão psicológica por parte da imprensa em cima dos entrevistados, mas é exatamente isso que o povo quer ver, informações, críticas, novidades, detalhes, e é o que o jornalismo faz acima de tudo, informar.

Texto: Matias Salse
Sofia Mikrute
Imagem: semipronta.wordpress.com

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Do jornalismo para o povo

Assumir uma perspectiva de trabalho e idéias não é uma tarefa fácil para os jornalistas e repórteres. Nos dias atuais o jornalismo tem se mostrado cada vez mais “frágil” ao poder do dinheiro, com a constatação de inúmeras reportagens e matérias de relevância questionável.

É óbvio que há inúmeros motivos por trás dessa deterioração. Alguns empregados irão dizer que é culpa dos chefes e das empresas que exigem que um padrão seja adotado na produção dos textos, outros dirão que têm medo de perder o emprego, e outros ainda falarão sobre a importância de não desagradar aos poderosos. Para o inferno com isso! Antes de tudo, o jornalismo tem a responsabilidade de relatar os fatos como eles realmente ocorrem e denunciar as injustiças, fraudes, escândalos e corrupção. A jornalista Salete Lemos foi demitida da TV Cultura após fazer a declaração apresentada neste vídeo, retirado do Youtube.



Como é possível alguém perder o emprego ao fazer tal denúncia ao comportamento da máfia dos bancos do país? É isso que querem ver na TV, querem ser alertados sobre a condição do Brasil de segundo país com mais impostos no mundo, impostos que não se sabe onde vão parar, pois todos os setores de administração pública do país se mostram deficientes de alguma maneira. Perder o emprego é um custo alto. Mas a recompensa vem no respeito obtido, juntamente com a pequena semente de indignação plantada no coração de quem assiste a uma cena típica do jornalismo como deve ser.

Em um país como o Brasil, onde a maioria da população é pobre e não teve condições decentes de educação e formação, o jornal, principalmente na TV, que é o veículo de maior repercussão nacional, tem a obrigação de conscientizar o povo sobre tudo que acontece e se relaciona de alguma maneira ao dia-a-dia do cidadão brasileiro. O jornalismo dito “popular” deve adotar o caráter popular e passar a significar “para a população”, mostrando não só o lado negro do país apresentado pelos pobres que cometem crimes, mas também pelos ricos, que cometem crimes às vezes muito mais hediondos, roubando vultosas quantias de uma nação inteira e atrasando o progresso de um país que necessita urgentemente de condições melhores para a parcela menos favorecida da sociedade.

Os jornalistas precisam perder o medo e entrar de cara na profissão; adotando seus conceitos de ética e aderindo a uma ideologia que não os deixe perdidos. É preciso despertar a consciência dos brasileiros para o fato de que juntos podemos fazer o país melhorar. E isso define o jornalismo.

Texto: Luiz Almeida

domingo, 12 de abril de 2009

A Páscoa e a Crise

Todos os anos as tradições nos feriados são diversas. Essa semana comemoramos a Páscoa, que tem como um de seus costumes o consumo de chocolate. A dúvida era se a crise mundial afetaria as comemorações desse feriado (como mostra a charge ao lado do Chargista Magoo, Rafael Machado de Oliveira).




O tão esperado ovo de Páscoa chegou às lojas e, mesmo com preços maiores em relação ao ano passado, o Ibope revelou que o consumo de chocolates nos últimos sete dias foi 9% maior que em 1999 atingindo 68% dos brasileiros. Graças a esses dados, no dia 8 de abril a expectativa de crescimento para as vendas em meio à crise financeira que era de 4,8% segundo a Associação Brasileira de Chocolates e Derivados (Abicab), foi confirmada.

Assim como os ovos de Páscoa, outros produtos tiveram suas vendas elevadas, como o bacalhau, azeite e vinhos importados e nacionais. O site InfoMoney informou que a perspectiva de vendas dos supermercados teve um crescimento de 10,3%, comparado ao mesmo período de 2008.

“A crise financeira passou longe do chocolate” afirmou José Erivaldo Moreira de Souza, gerente de uma loja em Brasília ao Jornal Cruzeiro do Sul. Segundo o site RTP, a procura por viagens nessa época do ano também aumentou.

Ao contrário do cenário mundial, o clima é de alta nas contratações. Foram contratados no Brasil mais de 6100 funcionários temporários nas empresas do ramo de chocolate.

Em entrevista a Rádio CBN, Vander Morales, diretor da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário, explica sobre esses empregos temporários que foram criados e ajudaram na economia.



Bom domingo de Páscoa a todos, é o desejo do FATO.


Texto: Sofia Mikrute

terça-feira, 7 de abril de 2009

Dia Nacional do Jornalista

Desafiados a contar os fatos, muitas vezes sonhando em “mudarmos o mundo”, com coragem suficiente para enfrentar e mostrar as situações e com coração suficiente para ser da forma mais humana possível.

Estudantes, aprendizes de contadores de histórias, movidos por essa curiosidade/inconformismo/amor, deixamos hoje, Dia Nacional do Jornalista, a periodicidade do FATO para homenagear, nossos futuros colegas de profissão que tanto admiramos, e a nós mesmos, perseguidores de um sonho.

Discutir, debater, escrever, expor, apurar, publicar, informar. A tarefa que nos leva a, como descreveu uma colega de sala, essa “paixão também conhecida como profissão” de nome JORNALISMO!


E para explicar um pouco do homenageado cotidiano aí estão 13 (humorados) mandamentos do jornalista:
(enviados por um amigo do blog)

1º Não terás vida pessoal, familiar ou sentimental.
2º Não verás teu filho crescer.
3º Não terás feriado, fins de semana ou qualquer outro tipo de folga.
4º Terás gastrite, se tiver sorte. Se for como os demais, terás úlcera.
5º A pressa será teu único amigo e as suas refeições principais serão os lanches, as pizzas e o China in Box.
6º Teus cabelos ficarão brancos antes do tempo, isso se te sobrarem cabelos.
7º Tua sanidade mental será posta em cheque antes que completes 5 anos de trabalho.
8º Dormir será considerado período de folga, logo, não dormirás.
9º Trabalho será teu assunto preferido, talvez o único.
10º A máquina de café será a tua melhor colega de trabalho, porém, a cafeína não te fará mais efeito.
11º Terás sonhos, com clientes, e não raro, resolverás problemas de trabalho neste período de sono.
12º Exibirás olheiras como troféus de guerra.
13º E, o pior… INEXPLICAVELMENTE, GOSTARÁS DE TUDO ISSO!

Texto: Isabela Rios