O tão esperado ovo de Páscoa chegou às lojas e, mesmo com preços maiores em relação ao ano passado, o Ibope revelou que o consumo de chocolates nos últimos sete dias foi 9% maior que em 1999 atingindo 68% dos brasileiros. Graças a esses dados, no dia 8 de abril a expectativa de crescimento para as vendas em meio à crise financeira que era de 4,8% segundo a Associação Brasileira de Chocolates e Derivados (Abicab), foi confirmada.
Assim como os ovos de Páscoa, outros produtos tiveram suas vendas elevadas, como o bacalhau, azeite e vinhos importados e nacionais. O site InfoMoney informou que a perspectiva de vendas dos supermercados teve um crescimento de 10,3%, comparado ao mesmo período de 2008.
“A crise financeira passou longe do chocolate” afirmou José Erivaldo Moreira de Souza, gerente de uma loja em Brasília ao Jornal Cruzeiro do Sul. Segundo o site RTP, a procura por viagens nessa época do ano também aumentou.
Ao contrário do cenário mundial, o clima é de alta nas contratações. Foram contratados no Brasil mais de 6100 funcionários temporários nas empresas do ramo de chocolate.
Em entrevista a Rádio CBN, Vander Morales, diretor da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário, explica sobre esses empregos temporários que foram criados e ajudaram na economia.
Bom domingo de Páscoa a todos, é o desejo do FATO.
Texto: Sofia Mikrute
4 comentários:
É bom ver que mesmo com toda essa crise o Brasil tem conseguido superar expectativas.
Adorei a charge!
Gostaria de dar os parabéns a todo o grupo de novos jornalistas, e em especial a Sofia, com quem estudei por alguns anos há um tempinho atrás. Sempre imaginei que estudantes de jornalismo fossem obrigados a terem um blog, e pelo que me parece isso é "FATO"(rs). Em relação ao texto da páscoa, realmente a crise foi deixada de lado. No entanto, estava lendo a Veja há 2 semanas e havia uma matéria que falava do consumo dos chocolates em época de páscoa. Não me lebro bem o nome do jornalista, mas lembro-me que ele deixou claro que havia uma nova aposta no setor, que "disfarçasse" o aumento dos preços, e essa aposta foi o lançamento de ovos menores. Segundo o jornalista, o que conta para o setor é o número de ovos vendidos, e não o tamanho, daí o aumento das vendas. Mas o legal mesmo é que a crise vem sendo deixada de lado. Parabéns a todos do Grupo! E So, parabéns por essa mais nova consquista sua!
Beijos do Léozinho
Postar um comentário