quinta-feira, 14 de maio de 2009

Marley eterno

Nesta segunda-feira, 11 de maio de 2009, completaram-se 28 anos da morte do músico e compositor, Robert Nesta Marley, conhecido mundialmente como Bob Marley.

O maior ídolo da história do reggae mundial nasceu na Jamaica e passou a maior parte de sua vida compondo e cantando em defesa dos pobres e oprimidos, além de difundir a religião rastafari e seus princípios.

Junto com a banda The Wailers, que contava com os músicos Peter Tosh e Bunny Wailer, Bob Marley consagrou o reggae, reunindo fãs e seguidores em todas as partes do planeta e utilizando-se de seus inúmeros sucessos para pregar sua ideologia, estendendo sua influência até os dias atuais.

Adepto assumido do uso da maconha, o cantor trata em várias músicas sobre a tão polêmica droga, defendendo seu uso e legalização em canções como "Jamming", que faz referência ao ato de fumar a "erva sagrada" dos rastafaris. Sem dúvida alguma o rei do reggae revolucionou as bases tidas como corretas pela maioria da sociedade ocidental, provando para muitos que, pelo menos em relação à maconha, a campanha anti-drogas realizada pelos Estados Unidos durante a década de 1930 é questionável.




Jamming - Bob Marley

Antes do surgimento de Bob & The Wailers, as músicas que seguiam o estilo ska / reggae eram produzidas e vendidas em forma de singles, ocasionalmente reunidos em compilações com outras bandas. O primeiro álbum dos Wailers, "Catch a Fire", datado de 1973, veio e quebrou todas as regras, recebendo ampla divulgação na imprensa e ganhando o respeito de diversos músicos importantes da época.

A vida do jamaicano foi marcada por inúmeras histórias polêmicas, como o atentado à sua vida e a de sua mulher, dois dias antes de um festival organizado pelo próprio ídolo em meio a eleições para primeiro-ministro da Jamaica; sua prisão na Inglaterra por porte de Cannabis(nome científico dado à maconha), e até mesmo sua morte, causada por um câncer que se desenvolveu sob sua unha do pé.

Saber reconhecer o valor de uma pessoa para uma sociedade é um dom admirável. O que Bob Marley fez pela música e pela disseminação dos ideais rastafaris é algo inimaginável. Até hoje suas músicas soam pelos mais diversos ambientes, encantando e atraindo ouvintes e fãs. Fazemos essa homenagem em reconhecimento à sua memória, descrita de maneira brilhante por sua esposa, Rita Marley:

"O que quer que tenha feito em sua vida nunca terá sido em vão, ele nunca se achou tão importante quanto os outros o viam, mas todos sabemos que ele tinha a capacidade de sacudir o mundo."


Texto: Luiz Almeida
Foto: Capa do CD "Catch a fire" por Bob Marley & The Wailers

5 comentários:

Anônimo disse...

Qual o objetivo deste post?Ligação com o jornalismo, e afins?

Luiz Almeida disse...

Não sei porque esconder o nome, mas vou responder sua pergunta...

Nós fizemos uma apresentação ao tema jornalismo de idéias e estamos trabalhando em cima do conceito de ideologia... Como se trata de um blog e não de um jornal, temos liberdade pra escolher qualquer tema... daí resolvi postar uma homenagem ao Bob na semana do aniversário de morte dele... Justo na minha opinião. Na sua não?

Abraço

Igor disse...

Homenagem perfeita!!!!!!

Anônimo disse...

Bob uruuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuL

Ligia Conconi disse...

Haha quando comecei a ler o texto já sabia de quem era... gosteei! ;)